Museu da Energia exibe exposição da portuguesa Ana André
A mostra "Metáfora do Olhar" está em exibição até o dia 17 de setembro, no Museu da Energia de Itu. A desenhista portuguesa Ana André apresenta seu trabalho feito com a técnica Assemblage, produzido pela colagem de diversos materiais. Confira as fotos!
Camila Bertolazzi
A exposição “Metáfora do Olhar” está em exibição no Museu da Energia de Itu, de 19 de agosto a 17 de setembro, e está sendo promovida pela ACADIL (Academia Ituana de Letras).
A artista multimidia Ana André apresenta sua exposição utilizando a técnica Assemblage, uma expressão francesa que designa o objeto artístico produzido pela colagem de diversos materiais. A série é composta de dois grupos, sendo cerca de 20 objetos e peças tridimensionais de parede com dimensões diversas. Uma grande mistura entre artes plásticas e poesia.
“O objetivo da exposição é provocar a pessoa, fazer com que ela pare e se envolva na obra, tentando descobrir os enigmas que estão por trás dos diversos blocos de vidro que distorcem a imagem real”, explica Ana.
Para Maria de Lourdes, presidente da ACADIL, “a grande diferença de Ana é que ela dá vida a seus trabalhos, as pessoas realmente se envolvem na mistura de poesia e escultura”.
A abertura da exposição contou com uma oficina de técnica Assemblage ministrada pela artista e teve a participação de aproximadamente 50 professores da rede municipal de Itu. “A oficina faz parte dos objetivos da ACADIL, de incentivar a leitura e escrita. Essa aula capacita os professores com alternativas para incentivar seus alunos”, explica Maria de Lourdes.
A exposição pode ser vista de 19 de agosto a 17 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
As escolas podem agendar as visitas pelo telefone (11) 4022-6832.
O Museu da Energia – Núcleo de Itu fica na rua Paula Souza, 699, centro.
Ana André
A portuguesa Ana André é desenhista, gravadora, artista intermídia e professora. Fez graduação em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, em 1983, e nesse mesmo ano foi aluna de Evandro Carlos Jardim no curso de gravura em metal, na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP.
A artista esteve em Itu em 2005, onde participou de uma coletiva sobre a Mostra Internacional de Poesia Visual.
Antes de expor em Itu, Ana André mostrou seu trabalho no Sesc de Santo Amaro e no Museu da Energia – Núcleo Jundiaí. “Expus a “Metáfora do Olhar” pela primeira vez no SESC de São Paulo. As pessoas ficaram encantadas, mas como São Paulo não é o mundo, resolvi levar o meu trabalho aos quatro cantos do Brasil”, afirma Ana André.